quarta-feira, 29 de junho de 2011

O papel do consumidor produtor na cultura digital

Com a web 2.0 os sites de passaram a interagir com os leitores, com esta interação os consumidores de informação foram estimulados a produzir conteúdo. O termo “prosumer” teve origem neste movimento que misturou “producer” e “consumer” o produtor e o consumidor, tornando o consumidor um produtor.
O prosumer ajudou a quebrar o paradigma de que é a industria que detem o total controle sobre a cadeia de suprimentos. Na alta tecnologia, pode-se interpretar o prosumer como um usuário avançado de determinada tecnologia, um usuário que utiliza de um bem que é utilizado como bem de consumo pelo mercado de massa mas como um bem de produção/criação pelos prosumer´s. Na cultura digital ele é ao mesmo tempo o alvo e a flecha, ele adquire produtos de mídia digital, como consumidor, comenta, interage e acaba por criar seus próprios produtos de mídia digital. Outro aspecto significativo para prosumer é o de divulgador, neste caso o consumidor não assume o papel de produtos mas sim o de divulgador/vendedor de determinado produto. Hoje muitos consumidores baseiam suas compras em informações de outros usuários divulgadas em sites de compartilhamento de experiencias de compras, como o www.reptucao.com.br.
A principio o papel do prosumer era o da interação, os web diarios (blogs), permitiam aos usuários o compartilhamentos de experiencias cotidianas, e a expressão da opinião sobre assuntos de interesse comum com os expectadores. Os blogs conseguiram criar círculos sociais através da web, o sucesso da interação social online teve como abriu as portas para a criação das redes sociais. A fundamentação das redes sociais é interação entre os usuários, que serviu como um grande estimulo a criação de conteúdo. A divulgação de vídeos veio como uma revolução criativa na rede, muitos apaixonados por produção e edição de vídeos, que paravam na barreira da falta de um meio de divulgação, encontraram na web a ferramenta que faltava para a divulgação dos seus trabalhos.
Em muitos casos os prosumer´s adquirem um nível de credibilidade maior que os meios de comunicação de massa. Acontece que vários consumidores estão vacinados contra algumas estrategias de marketing. Se o velho apresentador de TV fala bem de determinado produto não tem o mesmo efeito em novos consumidores do que um amigo de um “like” no mesmo produto através do Facebook, afinal você tem a ideia que o seu amigo não esta o fazendo por motivações comerciais. Na cultura digital a propaganda esta ganhando um cunho muito mais pessoal, e os prosumer´s tem um importante papel na divulgação de produtos neste novo nicho de mercado.
De fato a industria esta percebendo a importância da opinião dos consumidores e principalmente dos consumidores pró-ativos que não só consomem, mas ajudam a desenvolver e a divulgar seus produtos.
Já os produtos lançados pelos próprios consumidores são muito mais que consequências secundários dos novos meios de comunicação, eles são a manifestações das novas necessidades dos consumidores, e devem ser interpretadas como um indicativo das novas tendencias de consumo.


Multimídia Instrumental - Raquel Rennó
JésLet

Nenhum comentário:

Postar um comentário