quarta-feira, 18 de maio de 2011

CICLOS DA MODA

Olá gatinhas!!!


     "Mais de 100 anos do universo fashion brasileiro vêm nos apresentar sua história"

  • Belle Époque(1889-1918)
Nessa época a moda tinha uma influência francesa,só o rosto da mulher aparecia,havia muito rogor mais muitos exageros chapéus muito grandes e cintura muito marcada.No Rio de janeiro era o lugar que a moda tuda acontecia,mas quase nada era criado aqui, as roupas da elite via toda de fora.

  • Anos Loucos (1919-1930)   
O nome vem do momento pòs-Primeira Guerra Mundial,a roupa ficou mais funcional pois as mulheres já trabalhavam a  Casa Alemã se tornou  referencia importante e começou a organizar desfiles de moda francesa.


  • Era do Rádio(1931-1945)
A moda francesa criou um sistema que permite que ela replicasse ,mesmo sendo vendida como peça unica.Havia as telas que as madames compravam em Paris.Depois de confeccionavam peças do modelo original detalhes e tecidos diferentes. Isso começa depois da Segunda Guerra e influencia de New Look e Dior.


  • Anos Dourados(1946-1960)
Nesse período houve a concretização da New Look ainda com a moda francesa. Com processo de cópias dos moldes crescendo acaba havendo a democratização.Lá nesse monento surge o Prêt-a-porter.No Brasil começam concursos de belezas e os costureiros ainda e inspiram no exterior mas começam a atnret criar modelos com própria assinatura.



  • Tropicália e Glaumor(1961-1975)
Nessa época surge novos nomes como Clodovil e Dener mas a grande sacada é  de Fenit (feira nacional da indústrias têxtil)e a introdução de tecidos sintéticos no Brasil pela Rhodia.As indústrias passaram a fazer divulgação para despertar o consumo.

  • Anos Azuis(1976-1990)
 O nome vem do jeans, já que no Brasil os anos nao eram tão azuis O predominio e da adom jovem e artesanal e depois virou uma moda de confecções.O jeans acabou sendo um estouro nos anos de 1980,os estilistas a surgir e se consolidar no grupo Moda Rio e na Cooperativa de Moda em São Paulo.

  • Supermercados de Estilos(1991-2010)
Esse período surge as semanas de moda, nele o Rio de Janeiro vem com a Semana de Estilo Leslie que depois vem com o nome  Semana Barra Shopping de Estilo e posteriormente Fashion  Rio. Em São Paulo surge  o Phytoervas Fashion que torna depois Morumbi Fashion  e em seguida o São Paulo Fashion Week.Nessa época a moda praia vira um produto de exportação e os estilistas começam a produzir  no exterior.

 

Então gatinhas gostaram ?
  É muito saber de onde venho a moda.........

Beijocas,
Jés

Nenhum comentário:

Postar um comentário